quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Compota de abóbora !


 


O tema de hoje! Compota de abóbora!






Na" Quintinha" há um pequeno terreno onde eu e o meu marido semeamos alguns produtos hortícolas para consumo, próprio tudo biológico!
Este ano tal como no ano passado decidimos semear algumas abóboras e foi um sucesso, pois só não deu para o nosso consumo como também deu para partilhar com a família e com amigos,  
Todos os anos no início do Outono, é o tempo das compostas. Quem não se lembra dos doces e as compostas da avó, feitas com todo o carinho para nos deliciar...
São gestos que se repetem de geração em geração, todos os anos no início do Outono. É o tempo das compotas e da marmelada. O fascínio de uma arte ancestral  para conservar todo o sabor da fruta  nas estações seguintes, um dos muitos prenúncios do tempo das folhas caídas. 
Vou deixar-vos a receita de compota de abóbora! A receita tal com as outras era da minha mãe que cozinha tão bem como todas as nossas mães, e que bom  era o tempero dela, lembro-me com toda a saudade. Ao cheirinho do pão acabado de cozer, da sopa de feijão dos doces da compotas com canela, limão, laranja, enfim são as saudades a falar:) 
Ficam as fotos:)












Receita de compota abóbora amarela





1/5 kg. de abóbora amarela
1 kg de açúcar amarelo

1 pau de canela 
1c. de chá de canela 


Corta-se a abóbora em pedaços, que se descascam, lavam e cozem em água e um pouco de sal grosso. Escorrem-se num passador, espreme-se e passa-se por um passe-vite,  eu não passo prefiro  deixar cozer muito bem, misturam-se a abóbora resultante com o açúcar mexendo muito bem até dissolver. Põe-se então ao lume com o pau de canela e deixa-se ferver em lume brando, mexendo sempre até fazer estrada. Tira-se,bate-se até abrandar o calor, liga-se com a canela em pó e guarda-se em boiões.Este doce é muito bom para servir com bastantes nozes cortadas em pedaços, que se misturam quando se servem, também é bom para recheios de bolos e de tortas.



 Obrigada a todos pela visita:))



Beijinhos :))


1 comentário: