domingo, 26 de outubro de 2014

Merendeiras/ Broas de Todos os Santos!









Merendeiras/ Broas de Todos os Santos!





As merendeiras / broas são doces típicos dos Santos que expressam a sabedoria de uma tradição ainda bem enraizada em Portugal. O resultado são uns bolos deliciosos, doces, aromáticos. Remetem-nos para as recordações da nossa infância.
  Em casa dos meus pais, por altura de Todos os Santos era comum haver, nozes, figos e uvas secas, marmelada  e claro as broas.
A minha mãe costumava fazer umas broas com farinha de trigo que pareciam uns pãozinhos doces com sabor a limão e erva-doce, pinceladas com ovo por cima, macias, deliciosas, para comemorar o dia  do Pão por Deus, e partilhar com outras crianças, nesta época do Ano.
Hoje em dia já vem sido um hábito juntarmos a família  e fazer estas deliciosas merendeiras ou broas de Todos os Santos, sendo que a minha cunhada Isabel é a mais empenhada em toda a organização deste dia, que todos acabam por adorar.
Os mais novos, no final do dia dedicam-se a fazer umas megas pizzas deliciosas. 
O Hélio foi o chefe da cozinha, ele e o João foram os que mais se empenharam, sendo que todos os outros também ajudaram. Já o Quim amassou as broas.
Deixo-vos uns posts de como correu este dia de grande aventura.:)) 



O Quim também pôs a mão na massa!

Isabel a tender as broas. 

















As megas Pizzas

As merendeiras / broas.




Megas pizzas caseiras ! Feitas pelo Hélio e o João!! Com ajuda de todos os primos.



















Terminou assim o nosso dia de muita alegria e boa disposição, e claro a saboreamo-nos com estas deliciosas megas pizzas. Obrigada a todos pelo empenho, para o ano há mais. 
espero terem gostado tanto quanto nós:)
 O blog também está em:  https://www.facebook.com/rosarinho.esteves
Obrigada pela visita beijinhos a todos :))





2 comentários:

  1. Foi um dia muito agradável. É bom saber que alguns primos não vão deixar cair a tradição, mesmo que que não seja com broas ha sempre as pizzas...
    Muito embora eu nao seja a pessoa mais indicada para falar sobre estas coisas.

    ResponderEliminar