sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia de todos os Santos









Na igreja o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro.




Recordo com saudade este dia, logo de manhãzinha  saíamos para a rua com o nosso saquinho de pano a pedir o pão por Deus. Era um dia de muita alegria para todas as crianças que chegavam a casa com o seu saco cheio de guloseimas.
Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o pão por Deus de porta em porta, e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. 
1 ano após o terremoto que destruiu Lisboa em 1º de Novembro de 1755 em que morreram milhares de pessoas e a população da cidade - na sua maioria pobre - ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a tradição para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de manter uma tradição que lembrava os seus mortos.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".  A comemoração do dia de todos os Santos foi-se alargando por todo o país. 
Felizmente que esta tradição ainda se vai mantendo até aos dias de hoje...  embora com muito menos participação das crianças.    




Dia de todos os Santos  ( Repartir o Pão por Deus)


As broas para partilhar com as crianças no Pão por Deus:)



Sem comentários:

Enviar um comentário