quinta-feira, 29 de janeiro de 2015




Hoje foi à Feira da Malveira!



Quem me tem seguido já sabe que criei este espaço para partilhar o  que gosto, mas não só, também para divulgar os pontos de interesse na minha região.
 Hoje foi a vez da Feira da Malveira. Apesar de não gostar muito de multidões! Uma vez por outra até gosto de ir à feira da Malveira. Faz-me recordar os meus tempos de menina, nesses tempos os meus pais vinham vender os bens que nós cultivávamos nas nossas terras na aldeia. 
Este é, o meu lado mais popular e rural, de que muito me orgulho e não quero perder.



História 

Estando a Malveira situada, geograficamente, num local privilegiado ficou, naturalmente, no centro da estrada nacional construída entre Lisboa e Torres Vedras e ponto de ligação desta com a comarca de Mafra. Posteriormente, com a criação da linha de caminhos de ferro do Oeste, tornou-se a estação da Malveira um ponto de referência desta linha.
A posição central da Malveira mostrou-se atractiva para os agricultores e criadores de gado comercializarem as suas produções que, no fim, eram elemento importante na alimentação da população da capital tornando-se, por isso, conhecida como capital da região saloia.
Como consequência D. Maria I viria a autorizar, por provisão de 14 de Dezembro de 1782 a realização da feira anual da Malveira que passaria, posteriormente a realizar-se também, semanalmente, à quinta-feira.


Feira de Antigamente.



A Feira hoje


Hoje, o mercado da Malveira conserva uma grande popularidade na região oeste, aqui podemos  encontrar todo o tipo de produtos, desde ferramentas a calçado e vestuário, passando por mobílias, antiguidades, animais, peixe fresco, legumes, flores e tudo o mais que se possa imaginar.
À Quinta-Feira é um ponto de paragem obrigatória para quem quer bons produtos a bons preços.



Beijinhos a todos :))




Sem comentários:

Enviar um comentário