terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Doce Regional





TROUXAS DA MALVEIRA




Ora bem, este fim de semana não fiz grande coisa !
E como o tempo não estava para grandes passeios. Então decidi  ir tomar um chá a um sitio bem conhecido aqui nesta zona, (por sinal bem perto de casa). Foi até ás Trouxas da Malveira, local bem conhecido em todo o nosso Pais, devido ao doce regional com o nome TROUXAS DA MALVEIRA. Confeccionado no local que lhe dá o nome MALVEIRA


HISTÓRIA:


Inspirada nas antigas lavadeiras saloias, que traziam, à cabeça, as trouxas de roupa que “a freguesa deu ao rol”, Maria Emília Esteves lança em 1952, com um êxito quase imediato, as famosas trouxas deliciosas tortinhas de pão-de-ló com saboroso creme de baunilha  e frutos secos moídos.

A história das trouxas começa nos “segredos” do convento de Odivelas, onde trabalhou durante muitos anos a madrinha de Maria Emília. A simpática senhora, apesar do seu convívio diário com as freiras e respectivas tradições, não trouxe consigo para a Malveira nenhum dos tais “segredos” que se suponha conhecer, tendo aberto “apenas” uma requintada leitaria. Depressa D. Emília apercebeu-se do “erro” e decide lança-se num novo negócio, desta vez num pequeno espaço junto à passagem de nível a que deu o nome de Tentadora. Aí a história foi outra e D. Emília não tinha mãos a medir para tantos pedidos. Então, para a ajudar no negócio, D. Emília, chamou sua a afilhada e uma velha amiga com ela trabalhara no convento de Odivelas, D Teresa e com ela começaram a ser fabricados alguns dos segredos do convento.


D. Teresa começou a fazer as trouxas, um doce muito leve e requintado que confeccionava em pequenas quantidades e destinado a uma clientela mais fina. Com a morte D. Teresa o segredo das trouxas fica na família de D. Emília. E a afilhada D. Maia, decide pega na receita e continua a sua comercialização.
 Desde então este delicioso doce regional ganhou muitos apreciadores, o que o tornou famoso por todo o nosso País.





Aqui fica a receita. 



. 500 gr claras batidas em castelo
250 gr gemas
600 gr farinha
900 gr açúcar

Juntar tudo e bater. Vai ao forno a cozer.

Recheio:
300 gr amêndoa torrada e moída
350 gr açúcar
2,5l leite
400 gr baunilha

Vai ao lume até engrossar. Depois das Trouxas cozidas coloca-se o creme e polvilha-se com açúcar.


Beijinhos a todos:)

Sem comentários:

Enviar um comentário