quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Recordações de Natal!







        O Natal é a época do ano que gosto muito! Como se ainda fosse criança. Não pelos presentes mas por tudo que esteja à volta do espírito Natalício, tal como: família, consoada, doces, músicas, presépio e o cheiro a musgo, luzes de natal, lareira acesa, e as pessoas verdadeiramente felizes, as crianças encantadas com toda esta magia.
 Como era-mos felizes meu Deus! Ainda me lembro como se fosse hoje, cerca de dois meses antes do Natal começávamos a preparar tudo para montar o presépio. Todos participávamos nas tarefas, e até as figuras que fazem parte de um presépio eram feitas com argila que íamos buscar ao campo, a minha mãe moldava todas as figuras com as suas próprias mãos, depois de prontas e bem secas, minha mãe as pintava e nós claro ajudávamos em tudo! As figuras ficavam lindíssimas! Já o meu pai e os manos ficavam com a parte da construção da cabana para o Menino Jesus. Só alguns dias mais tarde se montava todo presépio, lembro-me de ficar ali horas seguidas a olhar para ele, tinha muito valor para nós, começava-mos muito cedo com toda a logística, depois ver o resultado final era bastante emocionante.
Havia uma  certa competição boa entre as crianças da minha aldeia, nesse tempo andava-mos na catequese e as nossas catequistas no final de o presépio estar pronto,vinham dar as notas, e claro davam mais ou menos valores consoante o que achavam do mesmo, por isso, lá está! Todos se empenhavam muito, para obter as melhores notas,-era compreensível.
O Natal nesse  tempo não era  como o de hoje, não havia tanto o hábito de o Pai Natal trazer os presentes mas sim o Menino Jesus na manhã de 25 de dezembro.
 Gosto muito do Natal, mas há sempre uma certa nostalgia, por volta desta época, são as saudades dos nossos familiares que já não se encontrarem entre nós, mas a vida é isso mesmo uns vão e outros vêem, agora é a nossa vez de fazer acontecer a magia do Natal ás crianças! O Natal é sem dúvida para elas :))














 Beijinhos a todos :))



Sem comentários:

Enviar um comentário