quarta-feira, 10 de junho de 2015

10 de Junho



10 de Junho ! Dia de Portugal e de Camões !









História !




A 10 de junho de 1579 ou 1580, Luís Vaz de Camões morre em Lisboa, deixando para trás uma das obras que mais enalteceu as aventuras e descobertas portuguesas: Os Lusíadas. Já no século XIX, foi na figura de Camões que os liberais portugueses encontraram um símbolo para a sua luta contra a presença dos ingleses em Portugal, e que mais tarde levou à implantação da República. E foi também a figura de Camões que deu origem ao feriado que hoje celebramos a 10 de junho.

Foi a sua exaltação dos feitos portugueses que fez de Camões o símbolo da pátria querido pelos republicanos. Uma vez que não se tem a certeza da data do seu nascimento, a celebração da sua obra foi escolhida para o dia da sua morte, e ainda no século XIX a Câmara de Lisboa quis construir uma estátua do escritor.

De facto, Lisboa foi um dos municípios que nos primeiros anos da República escolheu o dia 10 de junho como feriado municipal. Só com o Estado Novo e a ação de António de Oliveira Salazar é que o feriado passou a ser nacional.



Fonte :  Querosaber. pt  






Obrig. pela visita e voltem sempre :))

Sem comentários:

Enviar um comentário